domingo, 28 de setembro de 2008

Os melhores filmes dos anos 60

Inácio Araujo, crítico da Folha de SP., escolheu dez filmes importantes entre 1958 e 1969. Veja a relação dos filmes e aproveite para votar.

Aqui no blog, pode postar seu comentário. Todos os filmes da lista são bons. Mas penso que faltam filmes importantes que não estão na relação. Você acha que a lista está completa? São esses os dez filmes mais importantes do período? Os incompreendidos (1959), de Truffaut, está presente. Mas falta O acossado (1959), de Jean-Luc Godard

O filme Deus e o diabo na terra do sol -1963(foto) , de Glauber Rocha, está na lista. Mas outro filme dele, Terra em Transe, não foi lembrado. Essas listas são complicadas e não é nada fácil escolher dez filmes importantes.

Quais outros filmes bons que ficaram de fora? Dr. Fantástico (1960), Psicose (1960) e Rocco e seus irmãos (1960) poderiam constar na lista dos melhores dos anos sessenta.




6 Comentários

Anônimo disse...

Difícil, não? Entre os que estão na lista, fico dividido entre "Os Incompreendidos" e "Deus e o Diabo na Terra do Sol". Além disso, vale lembrar que "Acossado" é de 1959, e podia estar na lista.

Lisandro Nogueira disse...

Rodrigo, você lembrou bem: Acossado é um filme importante. Entre Glauber e Truffaut? Fico com os dois.

Gustavo Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gustavo Rodrigues disse...

Concordo com seu inquietamento em relação aos filmes presentes e ausentes na lista da Folha de São Paulo. Quais critérios, então, foram utilizados para listar os filmes? Repercussão? Temário? Sinceramente não sei...


Lisandro: gostei bastante da sua lista de filmes favoritos. Também... incluindo Ingmar Bergman, como poderia ficar ruim?

Parábens pela execução do Blog. Com ele instigaremos ainda mais a discussão sobre o bom cinema nesta capital (espero...)

Gustavo R. Mesquita

Lisandro Nogueira disse...

Olá Gustavo,
Não sei o critério. O Victor Hugo postou nos comentários do texto sobre "filmes que enganam", uma lista de uma revista inglesa. Normalmente os critérios são dos próprios críticos. Mas observo que o "olhar domesticado" (só se vê filme americano) tem prevalecido. Falta uma cultura cinematográfica e dos debates - ação constante nas nossas atividades como blogueiro 9agora), como cineclubista, desde 1980, como professor, desde 1979 e como crítico na TV. Enfim, essas listas são importantes para levantar o debate. Gustavo, volte sempre ao blog, lisandro.

Unknown disse...

gostaria muito de rever o filme naufragio no pacifico

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo! Participe!

 

Blog do Lisandro © Agosto - 2009 | Por Lorena Gonçalves
Melhor visualizado em 1024 x 768 - Mozilla Firefox ou Google Chrome


^