quarta-feira, 24 de junho de 2009

Moraes Moreira e os Novos Baianos...

MORAES MOREIRA E OS NOVOS BAIANOS

40 ANOS DE ALEGRIA E EXCELENTE MÚSICA



Lisandro Nogueira


No início dos anos 70 minha irmã cantava o dia inteiro: "De vera, estou falando de vera, de vera, de vera da primavera...". Tinha uma guitarra no fundo e vozes bem diferentes daquelas as quais estava acostumado. Eram os Novos Baianos com Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Paulinho Boca de Cantor, Galvão e cia. Caetano Veloso já era famoso e irreverente. Foi exilado com Gilberto Gil e deixaram os "novos baianos" para cantar e alegrar uma época difícil, complica e bastante fértil.

O disco "Acabou Chorare", de 1972, deixou todos nós empolgados. Ele é considerado um dos vinte melhores discos da música popular brasileira, segundo a revista Bravo - que entrevistou vários críticos de música. Eu não canso de ouví-lo assim como "Novos Baianos F. C.", de 1973, "Novos Baianos - 1974", "Vamos para o mundo - 1975". Nesse último, Moraes Moreira já tinha saído para trilhar carreira solo. Depois vieram "Caia na estrada e perigas ver", de 1976 e "Farol da Barra", de 1979.

O grupo conquistou o Brasil e deixou marcas preciosas. Fizeram música de alto nível: tocaram samba, chorinho, frevo e rock. João Gilberto, Tom Zé e Caetano Veloso foram os padrinhos.

No último final de semana, no show da Vanessa da Mata, encerrando o FICA, o menino da guitarra era Pedro Baby, filho de Pepeu Gomes e Baby do Brasil. Conversei com ele e fiquei emocionado. Voltei de Goiás ouvindo o novíssimo CD-DVD "Moraes Moreira: a história dos Novos Baianos e outros versos".

Na terça-feira fui comprar o DVD na Livraria Saraiva do Flamboyant (que está vendendo com 10% de desconto). De longe eu vi o DVD na vitrine. O show ficou bem gravado e tem a participação especial de David Moraes. Bons músicos, boas músicas e a presença fundamental do Moraes...PS: meu amigo João viu o show ao vivo em São Paulo. Ele enviou um torpedo quando estava em frente ao palco. Estava num restaurante: chorei, lembrei de tanta coisa boa e jamais vou esquecer esse gesto do grande amigo.




9 Comentários

Pedro disse...

Eu comprei o meu na Saraiva ontem. Eu gosto da guitarra seca do David Moraes.
O DVD empolga principalmente quando Moraes canta "Acabou Chorare" e "Lá vem o Brasil...".

João A Fantini disse...

Não vi o DVD mas vi o show e achei fascinante os poemas que Moraes declama sobre a história dos Novos Baianos entre as músicas. Ontem vi Luis Melodia e lembrei de como eles, mais Jards Macalé e outros tiveram que aguentar muito papo furado. Estão todos por aí enchendo teatros e praças.
A melhor vingança ainda é viver.

Lisandro Nogueira disse...

João,

Gostei: "a melhor vingança ainda é viver". Lembrei tb. do MPB4 e de tantos outros. Os caras são bons e continuam dando o recado depois dos 60 anos.

O DVD do Moraes ficou muito bom.

Anônimo disse...

certa vez roubei o vinil, Acabou Chorare. Foi o roubo que mais compensou até hoje.

Marco A. Vigario disse...

kkkk... Pega ladrão!

Wertem disse...

que pena que alguns não viveram tanto assim para ter o devido reconhecimento, é o caso do Itamar Assunção e Sérgio Sampaio.

Abraços

Lisandro Nogueira disse...

É verdade Wertem. Tb. gostava deles.

Bruno Abdala disse...

Quero muito esse DVD. Gosto muito dos Novos Baianos. Mas para quem vive, ainda há chance de conhecer estes excelentes e periféricos artistas brasileiros como o caso de Macalé, Itamar, Melodia, Walter Franco e Sérgio Sampaio.

Lisandro Nogueira disse...

Addala,

Depois pegue um dvd comigo.

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo! Participe!

 

Blog do Lisandro © Agosto - 2009 | Por Lorena Gonçalves
Melhor visualizado em 1024 x 768 - Mozilla Firefox ou Google Chrome


^