sexta-feira, 26 de março de 2010

Cinema clássico e o melodrama: do teatro ao cinema.


CONFERÊNCIA SEGUNDA-FEIRA, 9:30H, NO CINE-UFG, SOBRE "CINEMA CLÁSSICO E MELODRAMA" COM O PROF. ISMAIL XAVIER.

Ismail Xavier, professor de cinema da Escola de Comunicação e Artes da USP, ministrará uma palestra no próximo dia 29 de março, às 9h30, no Cine-UFG. O professor falará sobre "Cinema clássico e melodrama; do teatro ao cinema”. A entrada é franca.

Ismail Xavier

Formado em Engenharia Mecânica na Escola Politécnica(USP) e em Comunicações Sociais (Habilitação Cinema), na Escola de Comunicações e Artes (USP). Tem mestrado em Teoria Literária (FFLCH-USP), sob a orientação do professor Paulo Emílio Salles Gomes. Em 1975, apresentou a dissertação À procura da essência do cinema: o caminho da avant-garde e as iniciações brasileiras.

Com a tese Narração contraditória: uma análise do estilo de Glauber Rocha, 1962-64, sob a orientação de Antonio Candido Mello e Souza, em 1980, Ismail Xavier recebeu o título de doutor. A tese foi publicada sob o título Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome.
Em Nova Iorque, Estados Unidos, Ismail Xavier tornou-se PhD em Cinema Studies pela Graduate School of Arts and Science, da New York University, em 1982, instituição em que também realizou o pós-doutorado, concluído em 1986.

Em 1993, reuniu e publicou em um único volume a tese escrita para a New York University e a tese de livre-docência, a que deu o título Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal.

Com o apoio do CNPq, desenvolve trabalhos na área do Cinema, desde 1989.
Desde 1971, é professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde exerce intensa atuação como orientador de alunos de mestrado e doutorado, na área de cinema, além da participação em núcleos de pesquisa do Centro de Estudos da Metrópole.

Ismail Xavier foi professor-visitante da New York University, no Departament of Cinema Studies (1995), da University of Iowa, no Communication Studies Departament (1998), da Université Paris III, Sorbonne Nouvelle, na UFR Cinéma et Audiovisuel (1999).

Membro do Conselho Consultivo da Cinemateca Brasileira, a partir de 1977, é também membro do Conselho Editorial das revistas acadêmicas Novos Estudos Cebrap e Literatura e Sociedade. Coordena a coleção Cinema, Teatro e Modernidade, editada pela Cosac & Naify.


1 Comentário

Lisandro Nogueira disse...

Amigos do blog,

A Lorena Gonçalves, do auxílio luxuoso, está fazendo mudanças no blog: nomes, cores, etc. Vamos abrir o blog, ou seja, ele não será definitivamente, como já não o é, um "blog do lisandro".

Lorena está trabalhando nesta noite. Vamos aguardar!!

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo! Participe!

 

Blog do Lisandro © Agosto - 2009 | Por Lorena Gonçalves
Melhor visualizado em 1024 x 768 - Mozilla Firefox ou Google Chrome


^