terça-feira, 18 de maio de 2010

Cinema e Jornalismo: mostra começa 25 de maio:Cine-UFG


O Cine-UFG inicia no dia 25 de maio, terça-feira (de 25 de maio a 2 de junho) , a mostra de filmes “Cinema e Jornalismo”. Serão exibidos filmes estrangeiros e brasileiros de cineastas como Michelangelo Antonioni, Howard Hawks, Alexander Mackendrick, John Ford e Lúcia Murat. Sessões às 12 e 17:30h. (programação abaixo).
 

Cinema e Jornalismo

Lisandro Nogueira


Francis Bacon, em Novum organum, “aforisma 129”, alerta para a importância de três invenções: a imprensa, a pólvora e a bússola, “[...] pois alteraram a aparência e o estado do mundo inteiro” (Eisenstein, 1998). Sainte-Beuve (Pallares-Burke), advertiu que seria limitado qualquer estudo sobre a cultura européia no século XIX “sem levar em conta sua atividade jornalística”. Se essa observação já era válida naquele século, na atualidade, merece uma atenção redobrada. 

O jornalismo disseminou-se, ganhou prestígio, reportou os problemas da sociedade e, hoje, braço "esquerdo e direito" da Comunicação,  ainda  pauta a política e a cultura. Se já foi um apêndice do meio intelectual, resignado com a pecha de “obra menor”, é, agora, influente a ponto de submeter à vida cultural e política com  suas pautas. 

A história do jornalismo comprova sua ascensão como instrumento de poder. Mas seu caráter multifacetado, na atualidade, comprova as conseqüências nefastas desse processo de fragmentação para o jornalista e o jornalismo.
Quem melhor representa e compreende  o  jornalismo é o cinema.
Personagem de vários filmes, o jornalista é visto como a figura que melhor encarna as contradições da sociedade moderna e seu complexo sistema comunicacional. Ele é testemunha, facilitador e operador de ações entre as classes sociais, equilibra-se entre o público, o mercado e o Estado. Talvez por isso, e também por outros motivos, o jornalista constitua o personagem emblemático que oscila entre criar, ter identidade, mesmo que seja mínima, e seguir as normas do sistema de produção.
Será uma oportunidade ímpar conhecer filmes que mostram o jornalista, o jornalismo e as complexas relações destes com a sociedade e o Estado.

Programação 

25.05
12h – A embriaguez do sucesso
17:30h – O homem que matou o facínora
26.05
12h – Jejum de amor
17:30h – Doces poderes
27.05
12h – A embriaguez do sucesso
17:30h – O homem que matou o facínora
28.05
12h – Passageiro, profissão repórter
17:30 – A embriaguez do sucesso
31.05
12h – Jejum de amor
17:30 – Passageiro, profissão repórter
01.06
12h – Doces Poderes
17:30 – Jejum de amor
02.06
12h – Passageiro, profissão repórter
17:30h – Doces Poderes

5 Comentários

Caroline Pires disse...

Ah...
fiquei esperando ver A montanha dos 7 abutres...
na verdade... acho que Billy Wilder merecia uma mostroasó para ele... hehehe...
sou fã, não te jeito!

Lisandro disse...

Os filmes do Bily Wilder são excelentes. A indisponibilidade de cópias é o motivo para a ausência de seus filmes na grade de programação.

Sei que você gosta muito dele. Tenha certeza: faremos uma mostra especial no segundo semestre com filmes de Billy Wilder.

Unknown disse...

Muito legal essa mostra e todos os filmes são bons. Fiz TCC sobre Cinema e Jornalismo, áreas maravilhosas e instigantes como campo de pesquisa. Um abraço Lisandro (que, como eu, tem sofrido no Campeonato Brasileiro!)

Caroline Pires disse...

Oba! Vou ficar esperando então...
E já deixo a sugestão de duas comédias dele que eu amo (ambas com o Jack Lemmon... claro!):
O apartamento (1960)e Irma la Douce (1963).

Expedito dos Correios disse...

Olá pessoal do blog, a "Embriaguez do sucesso" não é um filme, é um dos melhores filmes de todos os tempos. Chapante!! Os publicitários, RPs e Jornalisas ficam enlouquecidos quando vêem esse filme. O SErgio Augusto disse que o melhor filme sobre os profissionais da comunicação de todos os tempos. Não perco de jeito nenhum.

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo! Participe!

 

Blog do Lisandro © Agosto - 2009 | Por Lorena Gonçalves
Melhor visualizado em 1024 x 768 - Mozilla Firefox ou Google Chrome


^