terça-feira, 26 de outubro de 2010

100 grandes momentos do cinema.



CEM MOMENTOS DO CINEMA

Herodes Cézar*

Roger Ebert, crítico do jornal “Chicago Sun-Times”, divulgou uma lista de 100 grandes momentos do cinema que agradou em cheio aos cinéfilos. Embora ele não os tenha numerado, pois não é um ranking, acrescentamos os números para facilitar o trabalho de quem quiser confrontar as informações com o que mostram os filmes.

Considerado um dos mais influentes críticos americanos, Ebert é dotado de admirável capacidade de observação. Suas escolhas vão do mais espetaculoso, a corrida de bigas em “Ben-Hur”, ao detalhe mais sutil, a sombra da garrafa escondida em “Farrapo Humano”. Em muitos casos são minúcias que escapam à percepção de espectadores distraídos.

Ebert registrou suas observações puxando pela memória, ensejando diferenças entre o que escreveu e o que de fato ocorre nos filmes relativos aos momentos número 21, 33, 45, 46, 79, 83 e 88. Nós optamos por adequar o conteúdo destes ao que se vê ou se ouve nos filmes.

Em algumas situações, sentimos a necessidade de inserir explicações entre colchetes, para facilitar a compreensão dos leitores; em outras, acrescentamos o título do filme a que o texto se refere. Também completamos os nomes de vários diretores e atores.

Agora, duas ou três coisas sobre a tradução. Conforme explicou recentemente o editor-chefe do Jornal Opção, Euler de Fraça Belém (em texto sobre Mario Vargas Llosa), “em tradução, perde-se alguma coisa que só pode ser assimilada na própria língua”. Uma verdade cristalina, em frase lapidar. A nosso ver, o tradutor deve preocupar-se mais em reproduzir a ideia do que o sentido de cada palavra. Mas, onde foi possível, esforçamo-nos inclusive para manter a estrutura da frase original.

Nos casos que envolvem diálogo, mais cuidado ainda se requer. Na legendação de filmes, o tradutor tem mais liberdade porque, em tese, o contexto lhe facilita as coisas. Além disso, ele precisa economizar vocabulário para dar ao espectador tempo de ler tudo antes que entre a legenda seguinte. (Nada que justifique, porém, os equívocos que espectadores mais exigentes percebem.)

Na ausência da imagem, como aqui, é impreterível que se tente exprimir o máximo de conteúdo, mesmo sabendo que é impossível traduzir todas as nuances. Perfeição não existe, evidentemente, mas perseverar em busca da excelência é fundamental para quem lida com cultura.
Após conhecer as argutas observações de Roger Ebert, tomara o leitor se sinta apto a fazer sua própria lista de grandes momentos do cinema.


1- Clark Gable em “E o Vento Levou”: “Francamente, querida, eu não ligo a mínima”.
2- Buster Keaton de pé, tranquilo, enquanto a parede da casa cai sobre ele; é salvo por estar posicionado exatamente no vão da janela [em “Marinheiro de Encomenda” ou”Capitão Bill Jr.”].
3- (foto) Charlie Chaplin sendo reconhecido pela moça cega, em “Luzes da Cidade”.
4- O computador Hal 9000 fazendo leitura labial, em “2001: Uma Odisseia no Espaço”.
5- A Marselhesa cantada em “Casablanca”.
6- Branca de Neve beijando Dunga na cabeça [em “Branca de Neve e os Sete Anões”].
7- John Wayne pondo a rédea na boca em “Bravura Indômita” e galopando no prado com uma arma em cada mão.
8- James Stewart em “Um Corpo Que Cai”, aproximando-se de Kim Novak, que vem do outro lado do quarto, e dando-se conta que ela personifica todas as suas obsessões — melhor do que ele sabe.
9- A experiência das origens do cinema provando que, na corrida, os cavalos ficam às vezes com as quatro patas no ar.
10- Gene Kelly cantando na chuva.
11- Samuel L. Jackson e John Travolta discutindo sobre como dizem “quarteirão” [sanduíche do McDonald’s] na França, em “Pulp Fiction — Tempo de Violência”.
12- A lua recebendo no olho o cartucho disparado pelo canhão, em “Viagem à Lua”, de George Méliès.
13- Pauline em perigo, amarrada aos trilhos da estrada de ferro [em “Minha Vida, Meus Amores”].
14- O garoto correndo alegremente ao encontro do pai que regressa, em “Sounder — Lágrimas de Esperança”.
15- (foto) Harold Lloyd pendurado no mostrador do relógio em “O Homem Mosca”.
16- Orson Welles sorrindo enigmaticamente no portal, em “O Terceiro Homem”.
17- O anjo olhando Berlim do alto com tristeza, em “Asas do Desejo”, de Wim Wenders.
18- O filme de Zapruder mostrando o assassinato de Kennedy: um momento congelado no tempo repetidamente.
19- Um africano saudoso de casa, dizendo tristemente a uma prostituta que o que realmente quer não é sexo, mas cuscuz, em “O Medo Devora a Alma”, de Rainer Werner Fassbinder.
20- O Coiote suspenso no ar [no desenho animado do Papa-Léguas].
21- Zero Mostel lançando um copo d’água no histérico Gene Wilder, em “Primavera para Hitler”, de Mel Brooks, e Wilder gritando: “Estou histérico! Estou molhado!”
22- Um velho sozinho em casa, tendo de lidar com a morte da mulher e a indiferença dos filhos, em “Era Uma Vez em Tóquio”, de Yasujiro Ozu.
23- “Fumando”. Resposta de Robert Mitchum, mostrando o cigarro, quando Kirk Douglas lhe oferece um cigarro em “Fuga do Passado”.
24- Marcello Mastroianni e Anika Ekberg dentro da fonte em “A Doce Vida”.
25- O momento em “Céu e Inferno”, de Akira Kurosawa, quando o milionário descobre que não é seu filho que foi sequestrado, mas o filho do seu motorista — e os olhares dos dois pais se encontram.
26- A visão distante de pessoas surgindo no horizonte no final de “A Lista de Schindler”.
27- R2D2 e C3PO em “Guerra nas Estrelas”.
28- E.T. e o amigo passando de bicicleta na frente da lua.
29- Marlon Brando gritando “Stella!” em “Uma Rua Chamada Pecado”.
30- Hannibal Lecter sorrindo para Clarice em “O Silêncio dos Inocentes”.
31- “Um momento! Um momento! Vocês ainda não ouviram nada!” As primeiras palavras ouvidas no primeiro filme falado,” O Cantor de Jazz”, ditas por Al Jolson.
32- Jack Nicholson tentando pedir um sanduíche de frango em “Cada um Vive como Quer”.
33- “Ninguém é perfeito.” Última fala de Joe E. Brown em “Quanto Mais Quente Melhor”, justificando para Jack Lemmon que casará com ele, mesmo ele tendo dito que é homem.
34- “Rosebud.” [Palavra dita por Charles Foster Kane ao morrer, em “Cidadão Kane”.]
35- A divertida caçada em “A Regra do Jogo”, de Jean Renoir.
36- O olhar assombrado de Antoine Doinel, herói autobiográfico de François Truffaut, na imagem congelada no final de “Os Incompreendidos”.
37- Jean-Paul Belmondo com o cigarro enfiado na boca insolentemente em “Acossado”, de Jean-Luc Godard.
38- A fundição do grande sino de ferro em “Andrei Rublev”, de Andrei Tarkovsky.
39- “O que vocês fizeram nos olhos dele?" Mia Farrow em “O Bebê de Rosemary”.
40- Moisés separando as águas do Mar Vermelho em “Os Dez Mandamentos”.
41- O velho encontrado morto no balanço do parque, sua missão cumprida, no final de “Viver”, de Akira Kurosawa.
42- O olhar assombrado da atriz Maria Falconetti em “O Martírio de Joana d’Arc”, de Carl Dreyer.
43- As crianças olhando o trem passar em “A Canção da Estrada”, de Satyajit Ray.
44- O carrinho de bebê solto na escadaria em “O Encouraçado Potemkin”, de Sergei Eisenstein.
45- “Tá falando comigo?” Robert De Niro em “Taxi Driver — Motorista de Táxi”.
46- (foto) “Meu pai fez uma oferta que ele não podia recusar.” Al Pacino em “O Poderoso Chefão”.
47- O misterioso cadáver nas fotografias em “Depois Daquele Beijo”, de Michelangelo Antonioni 
48- “Uma palavra, Benjamin: plásticos.” De “A Primeira Noite de um Homem”.
49- Um homem morrendo no deserto em “Ouro e Maldição”, de Erich von Stroheim.
50- Eva Marie Saint agarrada à mão de Cary Grant no monte Rushmore, em “Intriga Internacional”.
51- Fred Astaire e Ginger Rogers dançando.
52- “Não existe cláusula de sanidade mental!” Chico para Groucho em “Uma Noite na Ópera”.
53- “Chamam-me Senhor Tibbs!” Sidney Poitier em “No Calor da Noite”, de Norman Jewison.
54- A tristeza dos amantes separados em “Atalante”, de Jean Vigo.
55- A vastidão do deserto e, em seguida, as minúsculas figuras surgindo, em “Lawrence da Arábia”.
56- (foto) Jack Nicholson na garupa da motocicleta, com um capacete de futebol americano, em “Sem Destino”.
57- A coreografia geométrica das garotas de Busby Berkeley.
58- O pavão abrindo a cauda na neve, em “Amarcord”, de Federico Fellini.
59- (foto) Robert Mitchum em “O Mensageiro do Diabo”, com AMOR tatuado nos dedos de uma mão e ÓDIO, nos da outra.
60- Joan Baez cantando “Joe Hill” em “Woodstock — 3 Dias de Paz, Amor e Música”.
61- A transformação de Robert De Niro de esbelto boxeador a barrigudo dono de boate, em “Touro Indomável”.
62- Bette Davis: “Apertem os cintos. Vai ser uma noite turbulenta!”, em “A Malvada”.
63- “Essa aranha é do tamanho de um carro!” Woody Allen em “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”.
64- A corrida de bigas em “Ben-Hur”.
65- Barbara Harris cantando “It Don’t Worry Me” para acalmar a multidão em pânico em “Nashville”, de Robert Altman.
66- A disputa de roleta-russa em “O Franco-Atirador”.
67- Cenas de perseguição: “Operação França”, “Bullit”, “Os Caçadores da Arca Perdida”, “Diva — Paixão Perigosa”.
68- A sombra da garrafa escondida na luminária, em “Farrapo Humano”.
69- “Eu poderia ser um lutador [de boxe]”. Marlon Brando em “Sindicato de Ladrões”.
70- O discurso de George C. Scott sobre o inimigo em “Patton — Rebelde ou Herói?”: “Vamos passar por ele como faca quente na manteiga”.
71- Rocky Balboa correndo escadaria acima e agitando os punhos no alto, com Filadélfia a seus pés [em “Rocky — Um Lutador”].
72- Debra Winger se despedindo dos filhos em “Laços de Ternura”.
73- A montagem das cenas de beijo em “Cinema Paradiso”.
74- Os convidados do jantar que acham que de alguma forma não podem ir embora, em “O Anjo Exterminador”, de Luis Buñuel.
75- (foto) O cavaleiro jogando xadrez com a morte, em “O Sétimo Selo”, de Ingmar Bergman.
76- O zelo selvagem dos membros da Ku Klux Klan em “O Nascimento de uma Nação”, de D. W. Griffith.
77- O problema da porta que não para fechada, em “As Férias do Sr. Hulot”, de Jacques Tati.
78- “Eu sou grande. Os filmes é que ficaram pequenos.” Gloria Swanson em “Crepúsculo dos Deuses”.
79-  (foto) “Agora eu sei que não estamos no Kansas.” Judy Garland em “O Mágico de Oz”.
80- O plano que começa no alto do saguão e termina em close-up da chave na mão de Ingrid Bergman, em “Interlúdio”, de Alfred Hitchcock.
81- “Não tem muita carne nela, mas a que tem é de primeira.” Spencer Tracy sobre Katharine Hepburn em “A Mulher Absoluta”.
82- A excursão dos doentes mentais em “Um Estranho no Ninho”. 
83- “Sempre pareço bem quando estou à beira da morte.” Greta Garbo a Elizabeth Allan em “A Dama das Camélias”.
84- “Levou mais de uma noite para mudar meu nome para Shanghai Lily.” Marlene Dietrich em “O Expresso de Shangai”.
85- “Estou andando aqui!” Dustin Hoffman em “Perdidos na Noite”.
86- W. C. Fields atirando punhados de neve cenográfica no próprio rosto, em “O Último Drink”.
87- “Da próxima vez que você não tiver nada pra fazer, e muito tempo disponível, venha me ver.” Mae West em “Minha Dengosa”.
88- “Consegui, mamãe. O topo do mundo!” James Cagney em “Fúria Sanguinária”.
89- Richard Burton explodindo quando Elizabeth Taylor revela o “segredo” deles, em “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?”
90- Henry Fonda de cabelo cortado em “Paixão de Fortes”.
91- “Distintivos? Não temos distintivos. Não precisamos de distintivos. Não tenho que te mostrar droga de distintivo nenhum.” Alfonso Bedoya para Humphrey Bogart em “O Tesouro de Sierra Madre”.
92- “Aí está o seu cachorro. Ele está morto. Mas tinha de haver algo que o fazia mover-se [quando vivo]. Não tinha?” Do documentário “Portais do Céu”, de Errol Morris.
93- Não toque no terno!” Burt Lancaster em “Atlantic City”.
94- Gena Rowlands chega à casa de John Cassavetes num táxi cheio de animais adotados, em “Amantes”.
95- “Quero viver novamente. Quero viver novamente. Quero viver novamente. Por favor, Deus, deixe-me viver novamente.” James Stewart para o anjo em “A Felicidade Não Se Compra”. 
96- Burt Lancaster e Deborah Kerr abraçados na praia, em “A Um Passo da Eternidade”.
97- Mookie jogando a lata de lixo pela janela da pizzaria de Salvatore, em “Faça a Coisa Certa”.
98- “Adoro o cheiro de napalm pela manhã.” Robert Duvall em “Apocalypse Now”.
99- “A natureza, Sr. Allnut, é algo em que fomos postos neste mundo para superar.” Katharine Hepburn para Humphrey Bogart em “Uma Aventura na África”.
100- “Mãe de misericórdia. Este é o fim de Rico?” Edward G. Robinson em “Alma no Lodo”.

* Herondes Cesar é fundador do Cineclube Antonio das Mortes - publicado no jornal Opção.
 

7 Comentários

Caroline Pires disse...

Como eterna admiradora do Billy Wilder não posso deixar de recomendar Quanto mais quente melhor.

A cara do Jack Lemmon depois que escutar que "ninguém é perfeito" é impagável! Não vi nem metade de todos esses filmes citados, mas vou palpitar que acho difícil ter alguma cena mais cômica!

Herondes Cezar disse...

Mestre Lisandro,
Peço-lhe corrigir, se possível, o erro que se observa no item nº 92 (ausência do ponto de interrogação) e que não é da minha autoria. Curiosamente, ele só aparece no texto que saiu no jornal, e não no saite da Revista Bula, onde o texto saiu tal como o escrevi. É mais um desses mistérios da eletrônica, pelos quais ninguém pode ser responsabilizado.
Pra facilitar seu trabalho, colo a seguir o item já corrigido:
92- “Aí está o seu cachorro. Ele está morto. Mas tinha de haver algo que o fazia mover-se [quando vivo]. Não tinha?” Do documentário “Portais do Céu”, de Errol Morris.
Desde já, meus agradecimentos.
Herondes

Anônimo disse...

Meu melhor momento do cinema é durante a o filme "Sete homens e um destino".

Unknown disse...

Ai Lisandro! que lista maravilhosa, me lembrou tanta coisa e deu vontade de rever muitos filmes. Seu blog,como sempre, é mesmo ótimo! estimula vontades... A minha agora, por exemplo, é de rever os filmes que eu gosto e estão na lista, e ver os outros que não conheço mas apenas ouvi falar.

Abraços de saudades!!

Lisandro Nogueira disse...

a lista realmente é bem interessante. Herondes Cesar fez um ótimo trabalho. Um grande abraço e veja os filmes. São bons.

Mara Neris disse...

Amei ,
vi poucos,
mas fiquei curiosa por todos.
Abraço Lisandro, Interessante sempre.

Anônimo disse...

faltou a britney cantando i love rock n roll em crossroads

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo! Participe!

 

Blog do Lisandro © Agosto - 2009 | Por Lorena Gonçalves
Melhor visualizado em 1024 x 768 - Mozilla Firefox ou Google Chrome


^