quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Clarice Lispector por Caetano Veloso.


Clarice



Caetano Veloso

 A experiência de ler sobre a vida de Clarice não poderia deixar de me levar a sentimentos extremos

Benjamin Moser, o caçula dos apaixonados por Clarice Lispector, escreveu um livro arrebatador sobre essa nossa poeta e musa. Tomo a liberdade de chamá-la de poeta baseado em Georg Lukács, que usava a palavra para se referir aos grandes ficcionistas dos séculos XIX e XX, já que ele os considerava os legítimos herdeiros da poesia épica. Também porque Clarice foi autor-sintoma da tendência de “liricisação” da prosa narrativa, apontada pelo mesmo Lukács como um mal que assolava a literatura. 


Clarice estava, quanto a isso, no time de Joyce, Gertrud Stein, Virginia Woolf, Rosa e Beckett. De fato, sua prosa ficcional é pouco prosaica e pouco narrativa. O grande Lukács pode ser usado na concórdia e na discórdia. Os grandes são assim mesmo. Têm que aguentar. Clarice foi uma das maiores paixões da vida do meu espírito — e isso se deu imediatamente antes de eu começar a ouvir falar em Lukács e ler aquele seu livro com uma margarida na capa, lançado pela Livraria Civilização Basileira (o nome dessa editora não deixou de influir na formação do meu mito do Brasil).

Eu tinha 17 anos quando li “A imitação da rosa” na revista “Senhor”. Eu ainda morava em Santo Amaro, e meu irmão Rodrigo me deu de presente uma assinatura da revista. Um mascate editorial nos mostrara, e eu ficara encantado. A esse irmão devo tudo: “Senhor”, “Laços de família”, “A maçã no escuro”, os três primeiros LPs de João Gilberto — além de sessões no clube de cinema. Li as minúcias da vida dos Lispector na Ucrânia com Rodrigo na cabeça. 


Clarice nasceu num lugarejo perdido, perto da Moldávia. A história de sua gente — tanto de sua família imediata quanto das que com ela partilhavam condição semelhante e, finalmente, de todo o povo judeu em sua misteriosa história de quase nenhuma realização material e imensa contribuição cultural na formação do mundo tal como o conhecemos — ressurge em cada página lembrada por Moser. Mas também o Brasil. 

O amor pelo Brasil, com o qual tendemos a nos identificar de modo total, é marca tão funda na personalidade e na literatura de Clarice quanto o
atavismo judaico que tem tanta relevância para o seu jovem biógrafo. Com a língua portuguesa como traço de união, temos os termos da equação Clarice: o Brasil e Spinoza..

O mistério, seu grande mistério (no qual Capinam deve ter pensado também — e não apenas no da Clarice de sua infância — quando escreveu aquela letra que eu musiquei mal — mas que não deixou de ter encanto assim mesmo — e que entrou no primeiro disco tropicalista como Pilatos no Credo) pode ser parcialmente desvelado ao se reconhecer em sua obra o panteísmo atingido a partir da formação judaica na língua de Camões (Spinoza) e a experiência entre os feios de Elizabeth Bishop e Ed Motta (o Brasil).

De fato, comove ler aquele gênio-beldade dizendo às irmãs que o povo na Suíça é feio, que ela tem saudade demais do Brasil. O conceito de beleza dessa estranha criatura (o Americano que a recebeu para uma palestra no Texas — para a qual Bishop contribuiu com seu habitual tom de desprezo — confessou-se deslumbrado por conhecer alguém que “parece com Marlene Dietrich e escreve como Virginia Woolf”) era muito diferente do da poetisa da Nova Scotia e do gordo de Nova Iguaçu.

Musa, sim. Todos estivemos também fisicamente apaixonados por Clarice em algum momento de nossas vidas. Eu, sempre. Cantei o refrão de Capinam sobre o mistério sempre pensando nela, com saudade dela, com pena de ter me perdido dela.

Há um texto curto de Clarice, escrito para jornal, em que ela relata os primeiros telefonemas que lhe fiz. Honrame que ela tenha demonstrado surpresa pelo tanto que eu conhecia (e entendia) de seus livros (“Baianos são assim?”, ela se pergunta). Mas assombra- me que ela tenha tido uma reação de starlet mídiafreak: atribui a Dedé, minha namorada na época, um ataque de ciúme que não se deu absolutamente. Ela era bem mulher. Misóginos e amantes das mulheres me entenderão igualmente aqui.

A experiência de ler sobre a vida de Clarice (e relembrar sua obra a cada passo) não poderia deixar de me levar a sentimentos extremos. Lembrei- me vivamente de Duda Machado me dizendo sobre “A maçã no escuro”: “Isso é panteísmo”, querendo dizer que ele não gostara muito. Duda era mil vezes mais culto e inteligente do que eu, e eu o adorava. Mas continuei siderado em Clarice. Mosertalvez não saiba o que é partilhar a natural brasilidade da escritora. Minha lembrança desse momento com Duda me diz tudo sobre o que eu não sei explicar ao caçula.



**
Jorge Mautner me conta que Hitler esbravejou contra a hipocrisia dos ingleses, que, tendo usado ópio para dominar a China e feito atrocidades na Índia e na África, queriam, arrogantemente, criticar o Terceiro Reich. Acho que o pior da nossa imprensa veio da influência dos tabloides ingleses (tanto a lixeira de celebridades quanto a pretensão de rock critics).


Agora caiu até o chefe da Scotland Yard (e os envolvidos no assassinato de Jean Charles), tudo perto do primeiro-ministro. Bem, mas foi ótimo que Churchil tivesse liderado a ação dos aliados que esmagaram Hitler. O fato, eu disse a Jorge, é que nunca nenhum povo enriqueceu sem oprimir outros. O Brasil terá de ser o primeiro. Apoiemos a presidente contra corruptos e corruptores e torçamos pelo Brasil salvador, o Brasil que foi amado em profundidade pela poesia de Clarice Lispector.

10 Comentários

Thainara Gomes disse...

Belo texto esse e outros também!! É uma grave falta não ler esse blog!

Lian Tai disse...

Caetano e Clarice. Não tem como dar errado.

Anônimo disse...

Belo texto sim.
Um pequeno detalhe. Lukacs usava a palavra poeta para se referir aos grandes ficcionistas dos séculos XIX e XX. Todos os alemães fizeram e ainda fazem isso. Não sei alemão, mas nesta língua poeta designa qualquer escritor, seja poeta ou não - como sempre fez Aristóteles).

MEG KLOPPER disse...

Não sei se será possivel descrever Clarice, seus escritos e sua mais profunda emoção. Ela se autobiografou em quase todos os seus personagens. Buscou resposta para vida, para morte, para o Deus consciente e para o Deus inconsciente. Tentou entender o homem animal e o animal homem, através do que leu nos textos de Kafka e também no texto de Herman Hess, especialmente no livro "O Lobo da Estepe" (busca espiritual). O que será que ela quis dizer com isso? Ela mostrou ao mundo que sentia uma energia surpreendente em torno de si mesma... das pessoas... da vida. Mas seu buscar era eloquente, incansável e por isso fazia de seus textos o seu divã e o divã de todos nós, pois se nos deitarmos nele, quem sabe descobriremos o que buscamos em nós e o significado dos mistérios que nos faz pequenos diante do universo? Talvez sejamos o ovo ou a galinha...
Um poema de Carlos Drmmon de Andrade também tenta desvendar essa instigante mulher, a quem eu ando no rastro, descalça é claro, tentando sentir as sensações que eça deixou por aí. Ouçam o poema do Drummond clicando no link a seguir postado no Youtub.
Abraços
MEG KLOPPER
http://youtu.be/RVg5C2x6RgQ

MEG KLOPPER disse...

Acertando a ortografia do meu comentário (acima) no ultimo parágrafo. Desculpem!

Um poema de Carlos Drummond de Andrade também tenta desvendar essa instigante mulher, a quem eu ando no rastro, descalça é claro, tentando sentir as sensações que ela deixou por aí. Ouçam o poema do Drummond clicando no link a seguir postado no Youtub.
Abraços
MEG KLOPPER
http://youtu.be/RVg5C2x6RgQ

Anônimo disse...

Hey very cool site!! Man .. Excellent .. Amazing .. I'll bookmark your site and take the feeds also? I am happy to seek out so many useful info right here within the publish, we want develop more techniques on this regard, thank you for sharing. . . . . .

my site pay day loan online

Cá estou eu! disse...

Que texto interessante! Pode por favor indicar a fonte? Gostaria de citá-lo. Um abraço

Dicas de Emagrecimento disse...

Ótimo texto, muito agradável de ler. Quanto a Clarice Lispector, é realmente fantástica. Para quem ainda não leu, recomendo muito.

Abraços e até mais.

Trader disse...

Excelente Texto

andrea disse...

teria que viver outra vida para reler clarice como me entreguei a ela na adolescência. é possível? ter medo de clarice na maturidade? talvez, só diante de sua obra possa reconhecer verdadeiramente o que fiz com meus desejos. sim, clarice. és esfinge.

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo! Participe!

 

Blog do Lisandro © Agosto - 2009 | Por Lorena Gonçalves
Melhor visualizado em 1024 x 768 - Mozilla Firefox ou Google Chrome


^