terça-feira, 16 de setembro de 2008

Ismail Xavier: "o bom cinema é aquele que faz pensar"


Estudantes e professores lotaram o Cine UFG...


...para assistir o professor da USP, que ministrou palestra e discutiu o cinema por meio de duas vertentes presentes na crítica: revelação e engano
O professor de cinema da Universidade de São Paulo (USP), Ismail Xavier, esteve no Cine UFG para ministrar a palestra “Cinema: revelação e engano”, nesta terça-feira, dia 16 de setembro. O evento também teve a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura, Anselmo Pessoa, e do professor da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, Lisandro Nogueira.

Durante quase duas horas de explanação, Ismail Xavier tentou mostrar ao público que lotava o Cine UFG as duas tendências que, ao longo da história, regeram a crítica do cinema: a primeira com uma postura de elogio (revelação) e a segunda com um olhar de desconfiança (engano). A questão chave abordada pelo professor da USP foi se o cinema é esclarecimento ou mitificação
Ismail Xavier terminou a palestra “Cinema: revelação ou engano” com uma dica a quem se interessa pelo assunto: “o bom cinema é aquele que faz pensar”.(UFG/Ascom./leia mais na página http://www.ufg.org.br/).

5 Comentários

Victor Hugo disse...

Na versão Lisandro Nogueira, o bom filme é aquele que provoca perguntas.

Anônimo disse...

Ótima palestra do Ismail. Leve, descontraída, sem o pedantismo intelectual próprio de Madame USP. Aliás, para quem prestou atenção no finalzinho, há uma indicação para estudos em linguagem e cinema. A questão do ensaio como gênero cinematográfico.

Lisandro Nogueira disse...

Caro Daniel,
Ismail mostrou mais uma vez o que é um intelectual generoso e competente. O ensaio é contraponto ao famigerado Lattes e suas pílulas. Mas o ensaio está agonizando em nome dos "papers".

Anônimo disse...

Lizandro,vilanovense da gema.
Parabéns! O blog esta bem legal. Vou continuar aprendendo sobre cinema, agora via internet.
Grande abraço.
Cassim Zaidem

Lisandro Nogueira disse...

Caríssimo Cassim,
suim, vamos nos encontrar aqui. Sobre o Vila Nova: estaremos na série A no próximo ano. Você já viu alguns dos filmes em cartaz?

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo! Participe!

 

Blog do Lisandro © Agosto - 2009 | Por Lorena Gonçalves
Melhor visualizado em 1024 x 768 - Mozilla Firefox ou Google Chrome


^