terça-feira, 14 de outubro de 2008

Quem é ela?

Quem é a atriz da foto?


Edgar Morin, o sociólogo francês, escreveu um livro inspirado nela.
"Como, em que condições e por que apareceram esses seres fabulosos que nós chamamos stars? São produtos e são ídolos. São divinos e são mortais... O que eles nos dizem sobre nossa civilização? Nossa sociedade? Nosso tempo? O que nos dizem sobre nós mesmos?

O fenômeno das estrelas de cinema é aqui estudado nas suas dimensãoes econômicas, sociais, culturais, estéticas e também míticas. O star system que fez a glória de Hollywood morreu. Mas as estrelas do passado ressuscitam: Louise Brooks, Greta Garbo, Marlene, Marilyn adquiriram esta sobrevida que nós chamamos imortalidade. Elas vão atravessar os anos-luz. E o nosso tempo suscita novas estrelas, numa nova glória" (E. Morin - As estrelas: mito e sedução no cinema - ed. José Olympio, 1972).
Entretanto...a atriz que mais chamou a atenção da maioria dos membros do
Cineclube Antônio das Mortes (fundado em 1977) foi...Rachel Welch (foto: aos 58 anos).
Ela está imortalizada em nossa memória. Principalmente por causa do filme "A espiã que veio do céu" (ficou oito meses em cartaz no Cine Teatro Goiânia - em 1968).


10 Comentários

Anônimo disse...

Ava Gardner

Lisandro Nogueira disse...

Vamos esperar mais um pouco...será Marilyn? Ou...

Lisandro Nogueira disse...

o aNÔNIMO acertou. É ela!! Ava.

* Minibiografia

Considerada uma das maiores deusas do cinema (por sinal, estrelou o filme "Venus, Deusa do Amor"), Ava Gardner nasceu e cresceu numa fazenda de tabaco, filha de fazendeiros pobres. Aos 18 anos, uma foto sua colocada na vitrine do estúdio fotográfico de seu cunhado, em Nova York, chamou a atenção da MGM, que a contratou basicamente por sua beleza.

Participou de mais de 60 filmes sendo que, nos primeiros anos, não conseguiu mostrar nada além que sua estonteante beleza. Seu talento, em estado latente, só veio à tona quando teve a chance de trabalhar com diretores do calibre de John Ford, em "Mogambo", tendo sido indicada ao Oscar de Melhor Atriz, e de George Cukor, em "A Encruzilhada dos Destinos".

Ava Gardner passou por três casamentos fracassados. Casou-se com Mickey Rooney em janeiro de 1942, divorciando-se em maio do ano seguinte; em seguida, casou-se com o clarinetista Art Shaw, em outubro de 1945, divorciando-se em outubro do ano seguinte; finalmente, casou-se com Frank Sinatra, em novembro de 1951, divorciando-se em julho de 1957.

Em 1955, mudou-se para a Espanha, onde se tornou fã do flamenco e de touradas. Problemas com o fisco a levaram a se mudar para Londres, onde viveu seus últimos 22 anos com um razoável conforto. Ao sofrer um derrame cerebral em 1989, ficou parcialmente paralítica, tendo Frank Sinatra bancado todas suas despesas médicas. Após sua morte, seu corpo foi levado para o Estado da Carolina do Norte, onde hoje há um Museu em seu nome.

Anônimo disse...

a a Audrey Hupburn?
o que vocês acham dela?

Victor Hugo disse...

A mulher total!

Lisandro Nogueira disse...

Penso que pode ser a mulher fantasia "quase total". Mas ela não chega perto de Ava. (rs, rs).

Herondes Cezar disse...

Jean Cocteau tava certo, quando disse que AVA era o mais belo animal da terra. Mas a grande musa da minha adolescência, que por pouco não me tornou tuberculoso, foi Brigitte Bardot, embora não fosse a única.

Lisandro Nogueira disse...

Herondes,
Lembra de Bardot em "Desprezo" de Godard? Aquele cena junto com Michel Picolli?

Herondes Cezar disse...

Como eu poderia esquecer, Mestre Lisandro? Filme aliás que também vi no cinema (há, afinal, alguma vantagem em ter vivido mais). E você acertou, talvez sem querer, o título que o filme tinha no cinema. Depois ele saiu em videocassete (uma versão ridícula, toda falada em inglês) e em DVD com o título "O Desprezo". E, como o filme deve ter envelhecido mal, por conta de umas tantas "godardices" (que não me agradam), só pretendo adquirir o DVD por causa da Brigitte e do Fritz Lang, que faz o diretor do filme dentro do filme.

Lisandro Nogueira disse...

Herondes,
Mas já vale a pena: imagina!! Bardot e Fritz Lang no mesmo filme. E ainda Michel Picolli.

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo! Participe!

 

Blog do Lisandro © Agosto - 2009 | Por Lorena Gonçalves
Melhor visualizado em 1024 x 768 - Mozilla Firefox ou Google Chrome


^