terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Café e Vinho e Cinema.

Café e Cinema

Saiu a lista dos melhores cafés do mês de janeiro. A confraria enviou a lista e temos surpresas. No mês passado, nos comentários, eu afirmei que café e vinho são melhores que a cerveja. Cerveja e som alto são cúmplices de uma certa entropia. Os lugares com muito barulho não combinam com os sabores e, geralmente, são espaços nos quais a boa comida jamais é servida.

A cerveja brasileira é muito "sem gosto": a Skol, na minha opinião, é a pior: pouco malte, sem sensibilidade e não é encorpada o suficiente; a Boêmia, a antiga Brahma extra e Kaiser pilsen ainda garantem uma conversa e três copos.

Penso que o café e o vinho são mesmo imbatíveis. As desculpas de que vivemos em um país de clima quente, são insuficientes para a defesa da cerveja - geralmente servida em lugares com muita agitação inócua. Hoje, é possível tomar um bom vinho e os melhores cafés em lugares traquilos, climatizados, nos quais o espírito se sente bem, em sintonia com sensibilidades multiplicadas.

Os melhores expressos de janeiro:

* Tabacaria e cafeteria N. 1 - em frente ao shopping Buena Vista - rua T-38, Setor Bueno;

* Café do Ponto - Shopping Bougainville - praça de alimentação;

* Café da lanchonete do Hospital Pan Americano - em frente Supermercado Extra - Bueno;

* Café da loja de chocolates Kopenhagen - piso 2 do Shopping Bougainville;

* Café do Castro´s Hotel - Hall - Av. República do Líbano - Setor Oeste.

.

9 Comentários

Anônimo disse...

Professor, o vinho e o café são mesmo imbatíveis.
Nem todos que gostam de cerveja gostam de barulho. Em dias de alta temperatura a 'cervejinha' tem seu espaço. Concordo que a Skol é pouco encorpada. Gosto da Muller, da Heineken e da Antartica.
Na av. Anhanguera esquina com a av.Tocantins, tem uma boa cafeteria.
Abraço
Thomas Silva

Lisandro Nogueira disse...

Caros amigos,
O café do Pão de Açucar da praça Tamandaré é muito bom; hoje, degustei o café que o Thomas indicou: na Av. Tocantins com Av. Anhanguera. Muito bom!! Vou pedir ao pessoal da confraria do café para incluir esses lugares na lista de experimentação mensal. Aprovei tb. o café do Hospital Pan Americano. Apesar de ser num hospital, o café realmente é bom.

Luiz Alfredo disse...

Professor, perae!
As "desculpas" são argumentos muito bons para defender, sim, a cerveja. Tanto que vejo que, o local ideal que você argumenta para tomar um café ou um vinho é, justamente, um ambiente climatizado.

Oras, não temos ambientes climatizados em estádios de futebol, em casa em um dia quente,
no boteco poitado ao pé de árvore. São muito menos frequentes na cidade, e eu diria que ainda bem.

Restringir o consumo, a fruição deste prazer, a estes locais tranquilos e climatizados é destituir muito a força e beleza de nossa realidade.

Claro, o espírito pessoal que dá o tom, e concordo com o título da postagem: Café, Vinho e Cinema melhores combinações do que a cervejinha.

Entropia faz bem à saúde também mestre!

Abraço

Lisandro Nogueira disse...

Olá João Alfredo,
A hegemonia da cerveja é que nos leva a esse "levante" em favor do café e do vinho. Gosto de cerveja boa - jamais skol e brahma - mas em lugares tranquilos. Mas não sei se entropia faz bem a saúde (rs, rs, rs). Apareça semmpre por aqui...

Anônimo disse...

Lisandro, gosto de um bom café, aprecio vinho. Mas minha bebida preferida é a "cervejinha". Vamos tomar uma boa cerveja na cervejaria "Belgian Dash"! Lá podemos conversar sobre bons filmes, te garanto que não tem barulho. Ah! e Skol nem pensar.

João Bosco

Lisandro Nogueira disse...

João Bosco, grande amigo: vamos sim tomar uma cerveja na Belgian Dash. Ótimo!! Não tem barulho. Perfeito!!!

Renato Rocha disse...

Lisandro,

Aproveitando a reverência à degustação dos bons cafés, quero indicar um artigo na Times Higher Education que relaciona o consumo de café com a produtividade acadêmica.

http://www.timeshighereducation.co.uk/story.asp?sectioncode=26&storycode=405154

Lisandro Nogueira disse...

Olá Renato,
Que boa dica!! Agradeço sua sugestão. Os leitores do blog vão gostar. Continue participando...

Anônimo disse...

Realmente, cerveja de má qualidade e barulho não estão com nada. Sou um adepto do ritual de tomar um bom vinho, mas como barista que sou, deposito as primeiras fixas no café de qualidade, sem desvalorizar todo o potencial do vinho. Seja em uma cafeteria ou um restaurante, é possível sim, degustar uma bebida de qualidade. Nos dias de hoje, as tendências Europeias estão visíveis no mercado Brasileiro, os empresário investem pesado em ambientes climatizados em busca de um pública de poder aquisitivo maior, nossos clientes estão mais exigentes e intendendo melhor o produto que consomem e com isso só temos a ganhar!!!

Se quiserem conhecer um pouco mais sobre café, entrem no meu blog!!Vocês vão gostar!!!!
www.blendcafegourmet.blogspot.com

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo! Participe!

 

Blog do Lisandro © Agosto - 2009 | Por Lorena Gonçalves
Melhor visualizado em 1024 x 768 - Mozilla Firefox ou Google Chrome


^