segunda-feira, 22 de junho de 2009

Ismail e Maria Rita Kehl no FICA - fotos




O Vinícius Batista, aluno do curso de jornalismo da UFG, fez as fotos do encontro de Maria Rita Kehl e Ismail Xavier no Fica.

Resumo da mesa:

* No cinema contemporâneo, um novo estatuto vem sendo dado ao corpo e à performance na composição do drama. Há filmmes que se aproximam das experiências em curso no teatro; há filmes que exploram o que a crítica chama de novo “realismo corpóreo”, no qual a longa duração do plano e a descrição das ações em “tempo real” destaca a questão dos gestos e das fisionomias na produção de sentido. A discussão proposta na mesa se insere dentro desta moldura geral, mas se concentra no problema do corpo como “lugar de memória”, ao lado da palavra que, às vezes, se manifesta como voz over (sobreposta à imagem), a flutuar desligada do corpo e a evocar o passado. As situações são variadas e podem envolver o corpo como cadáver insólito que gera interrogações sobre a vida política brasileira, ou o corpo vivo em ação que re-encena experiências vividas ou executa rituais cotidianos segundo um padrão revelador.

1 Comentário

Pedro Vinitz disse...

Pessoal,

Ismail deu um curso fantástico e mais essa palestra com a Kehl. Gostaria que ela tivesse feito a palestra em separado. Pena!! Mas valeu...

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo! Participe!

 

Blog do Lisandro © Agosto - 2009 | Por Lorena Gonçalves
Melhor visualizado em 1024 x 768 - Mozilla Firefox ou Google Chrome


^