domingo, 30 de agosto de 2009

A Onda, tema importante, forma frágil. (em cartaz)


A Onda, dramatização frágil
Rodrigo Cássio *


 A Onda, de Dennis Gansel, por sua vez, é um filme de indiscutível relevância temática, mas extremamente frágil em sua dramatização. Aqui, sim, é fácil perceber o esquema pré-fabricado de situações-matrizes, cujo sentido último é descarregar o pesadelo de um totalitarismo nazista, sempre iminente, como o efeito catártico em um espectador ideal, engajado nos mais altos propósitos da democracia – e é fácil deixar o cinema com a sensação de que o problema maior, em tudo aquilo que foi denunciado pela pretensiosa metralhadora imagética de A Onda, foi o experimento pedagógico do professor Rainer Wegner.

O que há de cíclico (causa-efeito) nesta narrativa é o que a transforma em um libelo quase ditatorial contra as ditaduras: ao espectador não é facultado reconhecer as linhas de fuga à própria causalidade, e só lhe resta confiar que aquelas personagens opacas representam, de algum modo, o extrato mais preocupante da forma de vida atual, sob a regência do capitalismo avançado.


A leitura de que tudo se resume à ousadia exagerada do professor Wegner (e o problema é que ela saiu do seu controle, sublinha o próprio filme) é tão mais requerida quanto mais a trama de A Onda tenta dissimulá-la, sequencializando os muitos problemas de filosofia política que dominam a tela. Didático demais, o filme se assemelha a uma equação matemática pela qual vão surgindo indefinidamente os piores sintomas de uma cultura anômala: a degeneração dos valores, o não-lugar da necessária disciplina ou o condicionamento dos sujeitos às marcas publicitárias.

No entanto, na mesma medida em que tudo isso se mostra denso e de difícil resolução (ao menos numa leitura menos estanque, de um espectador capaz de abandonar o filme para se comprometer com o seu conteúdo), a abordagem de Gansel insiste em circunscrever os mesmos problemas nas relações interpessoais de meia dúzia de jovens inseguros e um professor de gostos e métodos suspeitos (ao final da trama, é ridícula a tentativa de matizar a personalidade de Wegner por meio de uma crise no relacionamento com a sua esposa).

Boas cenas – como a palestra final, em que o professor Wegner se transforma em Hitler por meio de seus gestos – não são suficientes para salvar A Onda de uma irrelevância estética muito desproporcional em relação ao seu importante tema. O que predomina, no filme, como a maior potencialidade do cinema numa crítica atual da ideologia, está concentrado na imagem de um rapaz que põe fogo no seu vestuário de grifes famosas, quando o mestre lhe propõe uma camisa branca e lisa como uniforme e fonte de uma nova identidade – o que, convenhamos, é muito pouco: a própria Alemanha já ofereceu balanços muito melhores do seu passado recente, por exemplo, no cinema de Rainer Werner Fassbinder; basta assistir A Terceira Geração, filme de 1979 que discute o terrorismo e a crise dos valores na cultura germânica com verdadeira autoridade cinematográfica, e tirar a prova.

* Rodrigo Cássio é mestrando em comunicação/cinema na UFG. Blog: Vistos e escritos..

4 Comentários

Candido Cesar disse...

Prezados,

Eu espera mais desse filme. Mas acho que ele pelo menos faz um alerta. Fiquei impressionado de como a juventude pode ficar na mão de um sujeito fascista. Será que nos dias de hoje esse tipo de comportamento (torcidas organizadas) está ficando comum e vivemos um novo totalitarismo?

Alfredo Anapolis disse...

Prof. Lisandro e Rodrigo, por que intelectual e critico de cinema não valorizam bons filmes? Todos têm que ser "filmes cabeça"? Ora, meus amigos, esse filme é ótimo e nem todo mundo gosta do Godard. Ou seja, quase ninguém. Esse filme é um libelo contra o totalitarismo. Gosto de vocês, gosto do blog, mas vamos ter paciência com os grandes filmes e sem preciosismos.

Rodrigo Cássio disse...

Olá Alfredo,
Eis o ponto. "A Onda" não é exatamente um bom filme. Ele tem um bom tema, faz um alerta necessário, mas, como filme, está longe de ser grande.
Se valorizarmos os filmes apenas pelo que eles dizem, e não pelo que eles são, não seremos críticos de cinema!
Eu recomendo "A Onda" apenas por causa do debate que ele suscita, o que também é importante. Mas que ele é irrelevante esteticamente, isso é. (Ou seja: não acrescenta nada ao cinema, como linguagem, como forma de expressão).
Um abraço.

Lisandro Nogueira disse...

Olá Alfredo,

Na palestra em Anápolis, no primeiro semestre, debatemos longamente sobre Forma e Conteúdo. O filme é importante para levanter o debate. Mas não sustenta uma aferição mais apurada. O filme "Adeus, Lênin" ou "A vida dos outros" são mais signficativos. Uma dica: veja os filmes de Wenders que não tratam diretamente do Nazismo. Mas fazem um bom balanço da vida na Alemanha.
Lisandro

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo! Participe!

 

Blog do Lisandro © Agosto - 2009 | Por Lorena Gonçalves
Melhor visualizado em 1024 x 768 - Mozilla Firefox ou Google Chrome


^