domingo, 18 de outubro de 2009

Debate: a tirania ou a democracia na vida digital?



A tirania da vida digital, das massas e as suspeitas sobre a Internet


"Aristóteles falava de Oclocracia, a tirania das massas, um tipo de regime em que a plebe governa, mas que acaba sempre em tirania. A verdade é que, no fundo, por trás dessa Oclocracia digital dos dias de hoje, existem novos oligarcas, indivíduos com imenso poder e que muitas vezes escapam do nosso julgamento, porque não sabemos ao certo quem são. Não acredito na era das massas. Se ela existe de algum modo, o que mais temo são esses oligarcas que se escondem por trás delas e são capazes de mobilizá-las" (Adrew Keen, crítico do poder da internet e de uma suposta nova ordem libertária a partir da vida digital)

4 Comentários

célia disse...

Até onde eu sei as massas sempre foram mobilizadas por oligarcas que se esconderam por trás delas enquanto puderam por isso quero apostar que a oligarquia do bem (educadores) se mobilize na cobscientização sobre a iminência do perigo a que estão expostos.

Thomas Silva disse...

Aí é assunto para várias linhas.
A comunicação digital não é governada pela plebe.
O iníciozinho da internet era livre - tcp/ip era usado em linhas telefônicas convencionais sem controle - hoje o que temos são órgãos governamentais que cedem concessões para uso da tecnologia. Isso quase no mundo inteiro.
E estão querendo mais, projeto de lei Senador Azeredo propõe uma maior "censura" na internet.
Quem dera a internet ser uma Oclocracia. Internet é comandanda hoje pelos mesmos que sempre comandaram e comandam as comunicações no mundo.
A internet se difere dos meios tradicionais de comunicação o que muda alguns paradigmas na relação sociedade/tecnologia de comunicação.
Volto para ler outras opiniões.

Candido Cesar disse...

A internet surgiu de duas confluências. O militarismo e a contracultura. Esse Adrew Keen afirma isso em livros e entrevistas e muitos outros taambém. A internet veio desmobilizar e fragmentar a política.

Ela não é essa liberdade que pensamos e praticamos.

Edgar disse...

Professor, a democracia é construida sempre, com internete ou sem internet.

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo! Participe!

 

Blog do Lisandro © Agosto - 2009 | Por Lorena Gonçalves
Melhor visualizado em 1024 x 768 - Mozilla Firefox ou Google Chrome


^