quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Falta de educação nas salas de cinema

 Campanha pede respeito nos cinemas

 (em Goiânia a situação é a mesma)

  Uma campanha que teve início no Twitter começa a tomar corpo fora dele. Em João Pessoa (PB), irritados com a falta de educação de algumas pessoas dentro das salas de cinema, o blogueiro Ricardo Oliveira e a revista Cenário Cultural começaram a relatar a indignação: o que acabou ganhando adesão e o apoio de outros internautas.

A campanha “Silêncio no cine” visa educar os freqüentadores dos cinemas para que entendam que a sala de projeção é um ambiente público no qual as pessoas buscam lazer.

Segundo Ricardo, uma das situações chave para deflagrar a campanha veio do comentário de uma jovem. “Ela disse que não tinha problema nenhum em fazer barulho no cinema. Se queria silêncio, ficasse em casa. Fiquei assustado”, comentou. “Quem gosta de cinema está indo em horários alternativos para evitar esse aborrecimento”, disse.

A campanha começou a fazer barulho no último fim de semana e foi criado o blog “Seja educado nas salas de cinema”. “Fizemos um flyer, um e-card que pode ser mandado para quem a pessoa quiser e um blog pra que as pessoas tenham uma central sobre o assunto”, completou Ricardo.

No blog foi instalada a sessão “Conte sua história”, que já têm 18 relatos sobre situações pouco agradáveis como: sujeira após a sessão, bagunça, pessoas que falam ao telefone e, principalmente, falta de controle por parte de quem gerencia o cinema. Mas Ricardo diz que a campanha já está dando frutos. “A agência de publicidade que atende a um dos cinemas repassou para a diretoria da empresa. Ainda não tivemos uma resposta por parte deles mas é um começo”, falou.

Para saber mais sobre a campanha acesse: http://diversita.com.br/silencio/

* Eloísa França em Noticia , em 20.09.2010 jornal de João Pessoa (PB)

6 Comentários

pedro vinitz disse...

Pessoal, ontem não consegui assitir Tropa de Elite no Flamboyant. Tive que sair de tanto barulho e confusão.

Tales Augusto disse...

Ja passei por isso assistindo filme de terror

Igor A. disse...

E quando o filme é infantil? Acho impressionante como os pais ignoram a boa conduta e deixam a molecada conversar o tempo todo e até dar uns berros.

Também é de praxe encontrar um sujeito enviando SMS na sua frente. Acham que não há incômodo se não há barulho. E, convenhamos: luz de celular na cara é muito chato. Mais uma coisa: se eu pudesse, proibiria a venda de pipoca e refrigerante. Tudo bem que a maioria das pessoas vai ao cinema para se divertir, mas usar um ambiente desses como extensão da praça de alimentação não dá. Sei que isso jamais vai ocorrer, já que as empresas faturam alto com esse negócio, mas fica minha indignação.

Além disso, no Lumière Bougainville a sala pode estar em absoluto silêncio que o som do filme ao lado fica vazando. Já prometeram resolver, mas o problema persiste. A falta de respeito acaba acontecendo em um nível institucionalizado.

Victor Hugo de Carvalho Caldas disse...

Fui no Araguaia ver um filme policial lá, acho que Histórias do Crime, e tinha pessoas bêbadas na sessão, gritando e falando o filme todo. Foi insuportável. Resultado: nunca mais fui no cinema do Araguaia! Alô Lumiere!

Helio Seixas disse...

O problema maior é no Cinemark. Ninguém consegue ver um filme quando é tipo "Harry Potter". O gerente do cinema precisa tomar providência.

Anônimo disse...

Algumas pessoas parecem que só têm o horário do cinema para por a conversa em dia. Muitos casais de namorados insistem em contar as cenas do filme entre eles. Vários adolescente (de até 60 anos!) deixam o celular tocar, atendem e conversam... "Ow deshhti falá!"...

Sala de cinema é sala de silêncio. Precisamos educar crianças, adolescentes e adultos. Muita gente nunca teve o hábito de frequentar cinema!

Tem sim muita gente querendo curtir uma boa projeção, passando quase duas horas ligados numa história num "outro espaço"... sem incômodos broxantes.

Sobre o Lumère do Bouga, putz! Alguém ainda acredita que haverá interesse da empresa em corrigir a poluição sonora (vazamentos) provocada pela sala ao lado?!
Um filme da ação numa sala... um drama em todas!

Participarei de qualquer boa campanha para educar os neófitos para a etiqueta dos cinéfilos. Vale muito a pena.

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo! Participe!

 

Blog do Lisandro © Agosto - 2009 | Por Lorena Gonçalves
Melhor visualizado em 1024 x 768 - Mozilla Firefox ou Google Chrome


^