sexta-feira, 10 de abril de 2009

Leia no blog críticas dos filmes em cartaz

LEIA CRÍTICAS DOS FILMES:

"GRAN TORINO", O LEITOR", "ENTRE OS MUROS DA ESCOLA", "SIMPLESMENTE FELIZ" e O COMENTÁRIO SOBRE O "CINEMA, A DOR E A MORTE

convite

O Grupo de Estudos da Democracia tem o grande prazer de convidá-lo/a para sua Primeira Reunião de estudos e debates de 2009, ocasião em que debateremos o tema ESCOLA: espaço público de construção da cidadania ou instituição do estado para formação dos indivíduos? O pontapé inicial de nosso encontro será o filme "Entre os muros da escola", do diretor Laurent Cantet (França, 2008). Após, uma mesa-redonda composta pelos professores Adriana Delbó, Helena Reis, João da Cruz e o aluno Daniel Barbosa, conduzirá o debate do tema. A participação é livre e gratuita.

Contamos com sua presença.

Cordialmente,

Grupo de Estudos da Democracia

Data: 27 de abril - 19:30 - EXIBIÇÃO E DEPOIS O DEATE

Local: Sede do PDH / Fac. Direito UFG / Praça Universitária

Tema: Escola: espaço público de construção da cidadania ou instituição do estado para formação dos indivíduos?

"

* CONVITE PARA DEBATE:


15 Comentários

Administração do blog disse...

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DAS SALAS DE CINEMA EM GOIANIA: DO LADO DIREITO DO BLOG. ABAIXO DAS DICAS DE DVD.

Tiago Bênia disse...

É claro que tenho uma do Vila Nova na minha coleção. É uma vermelha, número oito.

Quatro eu tenho de um time vermelho também, que é o Internacional. Mas quem sabe em breve... he he he

Até porque, como lembrou o Sartorato, custear esse vício é complicado.

Valeu pela visita, Lisandro!

Um abraço e boa sorte ao Vila!

Lisandro Nogueira disse...

Olá Tiago,
O Vila Nova infelizmente não faz uma boa narrativa no momento. Eu gostaria que ele fosse "Simplesmente feliz". Não deixe de ver o filme de Mike Leigh. Lembra? Estudamos a sofisticação dos melodramas e ele foi muito citado por causa dos filmes "Segredos e mentiras" e "O segredo de Vera Drake".

Tercio Rocha disse...

Boa tarde, Professor

Primeiramente, gostaria de dizer que admiro o seu trabalho como comentarista de cinema no Jornal Anhanguera, demonstrando e transmitindo conhecimento aprofundado do assunto. Estou vindo por meio desse e-mail para obter o seu parecer sobre alguns filmes de minha predileção, de modo a conhecer a sua opinião e críticas dos mesmos, que são estes:


O Senhor dos Anéis (Trilogia)
Amadeus
Minha Amada Imortal
Forrest Gump - O Contador de Histórias
Coração Valente
Gladiador
O Último Samurai
Uma Mente Brilhante
A Laranja Mecânica
21 Gramas
O Fantasma da Ópera (última versão; 2004)
Ben-Hur
Crash - No Limite
Perfume de Mulher
A Lista de Schindler
A Vida é Bela
O Iluminado

Como você pode ver, eles pertencem a vários gêneros diferentes. Gostaria apenas que você me fizesse um comentário sobre a sua impressão de cada um deles. Não precisa ser nada muito extenso, até porque eu exagerei no tamanho da lista e sei que você é um profissional ocupado. Não precisa ter pressa para me responder.

Tiago Bênia disse...

A narrativa atual do Vila estria mais para uma chanchada?

Um abraço colorado e solidário.

Edmilson Moura disse...

Olá Prof. Lisandro,

liguei a TV hoje, no Jornal do Almoço, e assisti apenas ao finalzinho de seu comentário. Pude perceber que indicava um filme, mas não sei qual. Procurei estréias hoje e não vi nada que me interessasse. Gostaria que me informasse, por favor, qual o filme você indicou no jornal e por que. Talvez, ante seu comentário, eu me interesse.
Aproveito para dar uma sugestão: que tal criar um blog sobre cinema? Falta isso em Goiás e um blog seu poderia ocupar este espaço.

Abraço.

--
Edmilson Moura

Jeferson Araujo disse...

Olá Lisandro (já peço perdão se tiver errado seu nome),
sou de Anápolis, mas mesmo assim toda sexta-feira faço questão de acompanhar os lançamentos de filmes em Goiânia, pois normalmente alguns filmes também são lançados aqui no mesmo momento ou alguns dias depois, assim como você fica feliz pelo fato de a capital ter quase 60 salas de cinema eu também me alegro muito por Anápolis ter agora as suas 7 salas de cinema, mas poderia ser melhor, acho que você também vai concordar comigo hehehe!
Eu gosto muito de suas críticas, elas me auxiliam a escolher alguns títulos interessantes, mas peço licença para te fazer um pedido: Gostaria que você fosse menos tendencioso, em alguns temas, como ação e comédia você simplesmente só da visão aos pontos fracos dos filmes(que eu concordo com você, normalmente esses temas são realmente cheios de furos) e deixa de lado o que o filme se compromete se ele consegue entreter o seu público alvo ou não, se ele consegue ou não ser competente, creio que esses pontos também merecem atenção, já em outras temas principalmente os filmes do estilo europeu que convenhamos, para o grande público é inassistível se é que essa palavra existe, você gasta uma grande energia falando e falando bem destes filmes, eu tenho visto que o público do J.A. pelo menos os meus amigos daqui de Anápolis, não dão tanta credibilidade às suas críticas por causa disso, a sensação deles é que você só fala mal dos filmes bons e enche a bola dos filmes ruins e chatos.
Eu gostaria de ver isso, algo mais próximo da visão do povão que é quem realmente assiste o Jornal.

Desde já agradeço a sua atenção!


---------------------
Jeferson S. Araújo
Analista de Sistemas

Alto Paraíso disse...

Lisandro, vi o seu comentário sobre o filme simplesmente feliz e nós sabemos como a felicidade incomoda, pois a maior parte da humanidade ainda não está neste estágio, mas como é bom ser feliz...

um grande abraço.

Miguel.

Lisandro Nogueira disse...

Olá Miguel,
que bom seu comentário. veja o filme: ele dá pano para manga. mas é fato que a "felicidade" é pouco valorizada - principalmente pela mídia. A mídia, em boa parte, gosta do espetáculo sensacionalista. Um abraço, Lisandro.

Lisandro disse...

Olá Jeferson,
gostei das ponderações e sugestões. mas peço para ler os texots "O olhar domesticado" e "o que é um bom filme?". Um abraço, Lisandro.

Lisandro Nogueira disse...

Bom, Tercio, realmente é uma lista grande de filmes.
São bons filmes e quase todos se encaixam no que denominamos "narrativa clássica do cinema". Um bom texto para compreender essa narrativa é "Cinema clássico hollywoodiano: normas e principios narrativos", de David Bordwell, In: Teoria Contemporanea do Cimema, V. 2, editora Senac.
De todos eles o que mais me interessa (já vi mais de uma vez) é "Laranja mecânica". É um filme bem dirigido e atual, pois trabalha muito bem o tema da violência, ou seja, a idéia de que "não preciso ter ódio para ser violento".
"Forrest Gump" é precioso porque mostra a atualização da narrativa clássica numa chave bem conservadora - o prenúncio da era Bush, além de mostrar como DAvid Griffith, o "inventor" do cinema clássico, continua sendo o grande mestre desse tipo de cinema. "Iluminado" tb. é muito bom - principalmente o trabaho de direção de atores. "21 Gramas" e "Crash" são filmes que aparentam profundidade mas são o "mais do mesmo" na estrutura clássica de narrar histórias com imagem em movimento. São dois filmes q. não me empolgaram; "A lista..." é para mim o melhor de Spilberg. Belíssimo filme. Gosto da ironia de "A vida é bela", apesar do exageros de interpretação do ator principal. "O senhor dos anéis" repete o q. Lucas/Spilberg fizeram nos anos 70: atualizaram a narrativa clássica com o apoio dos efeitos especiais. Fico curioso com a audiência dos filmes: talvez esse tipo de filme reatualize as velhas histórias dos contos de fadas embutidas de conflitos bem melodramáticos; "Uma mente brilhante" é muito bom: atores, roteiro, enredo e a trama. Sempre penso na idéia de revê-lo. Os outros filmes eu não vi. 'Ben Hur" eu quase nada posso dizer: vi há muitos e muitos anos. Mas fica sempre na lembrança a corrida das bigas.
Olha Tércio, é uma lista de fôlego e você é um cinéfilo bem atilado. Parabéns!! Caso queira aprofundar na leitura da história e teorias do cinema, principalmente a compreensão do cinema de hollywood e o melodrama, leia a primeira parte do livro "O olhar e a cena de Ismail Xavier". Um abraço, Lisandro Nogueira

O Senhor dos Anéis (Trilogia)
Amadeus
Minha Amada Imortal
Forrest Gump - O Contador de Histórias
Coração Valente
Gladiador
O Último Samurai
Uma Mente Brilhante
A Laranja Mecânica
21 Gramas
O Fantasma da Ópera (última versão; 2004)
Ben-Hur
Crash - No Limite
Perfume de Mulher
A Lista de Schindler
A Vida é Bela
O Iluminado

Unknown disse...

Lisandro, eu que agradeço pela atenção. Mas, não me dando por satisfeito, gostaria de lhe sugerir que assista a "Amadeus", filme de 1984, do diretor Milos Forman. Esse filme foi indicado a 53 prêmios, vencendo 40 destes (entre eles 8 oscars, em 1985). É considerado por muitos como um dos 50 melhores filmes da história. Foi gravado todo sob luz natural. A interpretação dos atores e a qualidade e aparato técnico da produção saltam aos olhos. Com certeza é um dos pontos altos da história do cinema. Ficaria imensamente se você o visse e me apresentasse a sua impressão em seguida. Sem mais, me despeço.

Abraços,

Tércio Rocha

Lisandro disse...

Olá Tércio,
Sim, vou ver esse filme brevemente. Professor de cinema e crítico "sofre": são filmes demais para ver e acabo sendo consumido pelas imagens. Mas está na minha lista e sua recomendação é preciosa.

Pedro Vinitz disse...

Olá Rodrigo Cássio,
Lisandro me disse que você faz parte e ajuda a organizar esse grupo. Parabéns!! Vou conhecê-lo finalmente: eu, Alemão e Milordi estaremos lá.
Rodrigo, você poderiam abrir um pequeno espaço para o Milordi fazer uma pequena apresentação?. Ele é mimico e faz "mimesis" esperimentais, segundo ele.(Pedro)

Rodrigo disse...

Olá, Pedro. Que bom que você estará lá! No segundo semestre, o grupo organiza um seminário de pesquisa que dura alguns dias, com abertura e fechamento oficiais. Nele, as apresentações artísticas são sempre muito bem acolhidas: o Milordi, com certeza, terá uma oportunidade. Procure-me no dia 27 e acertaremos isso.

O link do grupo, para quem desejar conhecê-lo melhor: http://www.grupodemocracia.com

Um abraço.

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo! Participe!

 

Blog do Lisandro © Agosto - 2009 | Por Lorena Gonçalves
Melhor visualizado em 1024 x 768 - Mozilla Firefox ou Google Chrome


^