segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O amor pelo cinema americano


O amor pelo cinema americano:
Os filmes de 1954: lista de Eric Rohmer


Lisandro Nogueira

Eric Rohmer morreu aos 89 anos e deixou uma lista de filmes bons. Porém,  antes de ser cineasta, foi crítico de cinema. Ele foi um dos principais editores da famosa e fundamental revista Cahiers du Cinema. Amou e batalhou pelo reconhecimento do cinema americano. David Griffith (1875-1948), pioneiro do cinema, responsável maior pelo surgimento da narrativa clássica, era um dos seus prediletos. Todavia, seu principal "mestre americano" foi Howard Hawks.

Rohmer não tinha "preconceitos" com o cinema americano. Jean-Luc Godard não só desancou  muitos cineastas de hollywood, como ergue trincheiras para combater, até os dias de hoje, a ilusão cinematográfica.  

Rohmer e Godard foram companheiros na Nouvelle Vague. Mas aprofudaram o distanciamento cada vez que o cinema americano era colocado na mesa de debate. Gosto dos dois como críticos e como cineastas. Reconheço em Rohmer, contudo, a sofisticação maior como crítico de cinema. Dos jovens da Nova Onda sempre foi o mais preparado intelectualmente e ampliou as condições (realizando e refletindo sobre o cinema continuamente) para ter autonomia como crítico e cineasta.

Pagou algum  preço por não ser tão engajado politicamente nos anos 60 e 70. Há cinco anos encontrou-se com Godard na Cinemateca Francesa, na rue de Bercy, em Paris. Fraternos e amigos, mesmo com as discordâncias naturais, reafirmaram a arte do cinema, a Nouvelle Vague e o compromisso com a "verdade das imagens".

A Cahiers du Cinema publicou uma lista com os filmes preferidos de Rohmer. Lista de filmes, de novo? Calma! É uma lista dos melhores filmes de 1954, segundo Rohmer. Ver o cinema "antigo' é fundamental para compreender todos os cinemas. Ver e observar detidamente os filmes abaixo, é uma boa oportunidade para ampliar o nosso olhar. Não gosto de alguns filmes da lista. Mas isso é um questão menor. O mais importante é compreender porque um cineasta tão atilado, com um olhar riquísimo de quem fez e criticou filmes, escolheu esses cineastas e suas obras. Uma boa aula de cinema.

1. Os Homens Preferem as Louras (Hawks),
2. A Gardênia Azul (Fritz Lang),
3. Grisbi, Ouro Maldito (Jacques Becker),
4. O Rio das Almas Perdidas (Preminger),
5. Mogambo (John Ford),
6. Demônio de Mulher (Cukor),
7. As Portas do Inferno (Teinosuke Kinugaza),
8. A Fúria do Desejo (King Vidor),
9. Mônica e o Desejo (Bergman),
10. Um Homem e Dez Destinos (Robert Wise).

2 Comentários

Lisandro Nogueira disse...

Estou revendo os filmes de Rohmer. É um cineasta peculiar, singular. Não é fácil "gostar" dos seus primeiros filmes. Porém, é muito gostoso ver os quatro filmes dos "Contos morais".

Valeria Borges disse...

Professor, ontem vi "Conto de outono". Um filme que mostra a alma feminina em todos os seus sentidos. Bonito e amargo. E quanta falas contraditórias e bem escritas.

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo! Participe!

 

Blog do Lisandro © Agosto - 2009 | Por Lorena Gonçalves
Melhor visualizado em 1024 x 768 - Mozilla Firefox ou Google Chrome


^