terça-feira, 14 de julho de 2009

A magia a serviço do bem



ALGO EM COMUM


Lisandro Nogueira


O filme Harry Potter, que estréia hoje, não tem nada a ver com o Vila Nova, que joga também hoje com o Vasco da Gama, no Serra Dourada.


Mas são eles meus dois primeiros programas de férias: às 20:30, verei o Vila Nova – oxalá! – golear o Vasco; em seguida, vou com minha filha Luísa, 13 anos, buscar quatro amigas dela para assistirmos ao filme do Bruxo inglês. Será um prazer ver um filme desses com cinco adolescentes e depois tomar uma sopa quente no Frans café, ouvindo o que elas têm a comentar sobre o bruxinho e seus embates.


Pensando bem, há, sim, uma coisa em comum entre Potter e o Vila Nova: a capacidade para suportar lutas escorchantes e reverter as situações adversas. O bruxo enfrenta Valdemort, tira lições e segue em frente. Acontece o mesmo com o Vila Nova: vive a enfrentar valdemorts.


Em 2006, caiu para a série C; no outro ano, superou-se e conseguiu voltar à série B. Sem surpresas, porque vinha embalado, em 2008, quase chega à série A. Só não estamos jogando hoje contra o Flamengo, o Grêmio, o São Paulo ou que tais porque o Túlio não soube cobrar um pênalti.


Este ano, Valdemort está dando as cartas e o Vila Nova vive entre os demônios. Porém, como alento ou um vislumbre de dias melhores, minha filha me disse que hoje será a retomada do time, juntamente com a estreia do Harry Potter novo.


O mais provável é que viveremos emoções.

O filme, comento depois, aqui no blog.


* Recebi a mensagem do Jefferson. Publico aqui pela intensidade e beleza das palavras:


Convenhamos, torcer para o Vila não é tarefa para qualquer um, absolutamente. Confesso que tenho certa inveja desses homens de boa fé que se dizem, cheios de orgulho, sou Vila Nova. Inveja ou raiva, depende da intensidade da fé. Por isso os respeito. Por isso não saio curtindo com ninguém porque o time não conseguiu vencer um jogo em pleno Serra tendo um homem a mais desde o início da partida. Não faço isso. Antes, procuro o silêncio que sempre habita entre mim e estes homens, porque sei que, bastará o Vila vencer sei lá o Tabajara amanhã, e verei novamente o brilho de esperança nos olhos deles.

É... para ser Vila Nova, é preciso uma certa crença cega nas coisas boas da vida, uma consciência convicta da importância de continuar a luta, mesmo que tudo se revele obstáculos intransponíveis. Ser torcedor vilanovence, como ser brasileiro, é ter a virtude de acreditar sempre que no próximo jogo as coisas serão diferentes, que no ano que vem a gente sobe, nem que seja para a segunda divisão de novo. Que num governo futuro, não haverá juros, nem corrupção, nem promessas de futuros melhores.

Torcer para o vila é um exercío perene de paciência e sabedoria. Mas ainda que bem que sou ignorante... e torço-sofro apenas para o flamengo.(Jefferson).

15 Comentários

Pedro disse...

Pessoal,

Que comparação...nunca entendo meu tio: parece ser racional mas desequilibra de vez em quando; minha prima está entrando na onda. O Iluminismo foi para o ralo de vez...

Blog da Confraria disse...

Oxalá essa previsão se confirme...

Hoje liquidaremos o "Vascodemort"...

Rodrigo Cássio disse...

hehehe

Adorei o post.

marcio rezende disse...

Lisandro, ainda bem que existem no mundo pessoas sonhadoras. Você é uma delas. Faça as contas. Há quantos anos você torce para o Vila? Até hoje não percebeu que esse time não nasceu para fazer sucesso? Olha o Atlético aí... Só no cinema que o mais fraco ganha do mais forte. Lembra do jacaré contra o Tarzan? Abs.

José Cardoso disse...

Professor,

Seu humor é muito interessante. Eu não gosto de futebol, mas sou simpático ao Vila Nova que ainda conserva algo espontâneo.

Hoje em dia não iria num estádio ver futebol. Vejo pela TV e torço pelo Cruzeiro e Flamengo.

Vamos ver se a magia ajuda seu time. O Atlético é bem melhor que o Vila no momento e sem ajuda do Harri Potter.

Um abraço,

José Cardoso.

marcio rezende disse...

Taí Lisandro. Leu o que escrevi ontem? Mas nem jogando contra 10 desde o início do jogo? Ah nem... Se liga na parada sangue bom! Volto a sugerir o Atlético, já que o Goiás é inimigo mesmo! Deixe de sofrer e vá ser feliz.

Confraria da Tv Anhanguera disse...

Essa vai para esse José Cardoso. Torce para o Cruzeiro, para o Flamengo, tem simpatia pelo Vila Nova. Aí fica fácil né Zé Cardoso? Pretende torcer pra mais quantos? (sugestão: Real Madri, que tem Kaká e Cristiano Ronaldo). Time é um só rapaz! Que prostituição é essa? Veja o exemplo aí do Lisandro. É só Vila e pronto!

José Cardoso disse...

Bom dia!! Confraria da TV: vocês se enganam. Podemos ter vários times, qual o problema?
Qual o time de vocês? Todos. Além da babação em relação ao futebol de SP e Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Convenhamos, torcer para o Vila não é tarefa para qualquer um, absolutamente. Confesso que tenho certa inveja desses homens de boa fé que se dizem, cheios de orgulho, sou Vila Nova. Inveja ou raiva, depende da intensidade da fé. Por isso os respeito. Por isso não saio curtindo com ninguém porque o time não conseguiu vencer um jogo em pleno Serra tendo um homem a mais desde o início da partida. Não faço isso. Antes, procuro o silÊncio que sempre habita entre mim e estes homens, porque sei que, bastará o Vila vencer sei lá o Tabajara amanhã, e verei novamente o brilho de esperança nos olhos deles.

É... para ser Vila Nova, é preciso uma certa crença cega nas coisas boas da vida, uma consciência convicta da importância de continuar a luta, mesmo que tudo se revele obstáculos intransponíveis. Ser torcedor vilanovence, como ser brasileiro, é ter a virtude de acreditar sempre que no próximo jogo as coisas serão diferentes, que no ano que vem a gente sobe, nem que seja para a segunda divisão de novo. Que num governo futuro, não haverá juros, nem corrupção, nem promessas de futuros melhores.

Torcer para o vila é um exercío perene de paciência e sabedoria. Mas ainda que bem que sou ogonorante... e torço-sofro apenas para o flamengo.

Lisandro Nogueira disse...

Jefferson,
gostei tanto das suas palavras, que postei seu comentário na capa do blo.
Lisandro

Anônimo disse...

ok, Lisandro, sem problema. Fico contente. abraço

Gisele disse...

É... tomara que o Vila Nova - e seus torcedores - continuem com a eterna força de lutar e tentar vencer os "monstros"... Assim como Harry Potter... Já que paixão não se explica - eu acho - boa sorte, torcedores, pq o time é mto feio!

Lisandro Nogueira disse...

Gisele,

Vamos superar: o início do retorno será amanhã na bela cidade de Floripa (SC). Tudo será diferente mesmo que tenhamos mais uma frustação - o que é improvável.

Lisandro

Luiz Alfredo disse...

Grande Lisandro.

Pelo menos você ainda é torcedor de estádio, daqueles que ainda sofre com o time (que defesa é essa do vila?!)
Sinto pelo Vila, que tem minha simpatia, mas meu Vasco me surpreendeu: achei que levaríamos uma coça quando perdemos o homem aos 7 do primeiro tempo!
Agora, aquele teu amigo Belém... tsc tsc... êta cabra frôxo: nem ao estádio vai!
Saudações cruzmaltinas!

Anônimo disse...

Thank you for the good writeup. It in fact was a amusement account it.
Look advanced to more added agreeable from you!
However, how can we communicate?

Also visit my web blog ... check our their site

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo! Participe!

 

Blog do Lisandro © Agosto - 2009 | Por Lorena Gonçalves
Melhor visualizado em 1024 x 768 - Mozilla Firefox ou Google Chrome


^